
“Pelo placar de 18 votos contra e 11 a favor, a Câmara Municipal aprovou ontem, em primeira discussão, o projeto do vereador José Maria Pontes (PT) que proíbe bares e botequins de funcionar após a meia-noite, entre domingo e quinta-feira. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, o horário de funcionamento é estendido até uma hora da manhã. Antes de entrar em vigor, a proposta ainda precisará passar por mais duas votações e ainda receberá emendas com propostas de mudança. A segunda votação está marcada para amanhã.
A proposta aprovada em primeira votação acabou sendo bem mais amena que o projeto original. Casas de show, boates, restaurantes e hotéis ficaram de fora da limitação de horário, graças a uma emenda apresentada pelo vereador Tin Gomes (PHS), presidente da Casa, que limita a aplicação da lei a estabelecimentos que tenham como principal produto de venda bebidas alcoólicas.
Mas não deve ser a última alteração. O vereador Guilherme Sampaio (PT), líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara, anunciou que apresentará duas emendas que flexibilizam a lei. A primeira possibilita ao Executivo adequar as medidas à realidade de cada bairro ou região da cidade - inclusive com horários diferenciados. A outra prevê que a lei só poderá ser aplicada depois que todos os órgãos responsáveis pela fiscalização e implementação das medidas - como Guarda Municipal e Polícia Militar - estejam devidamente integrados. (...)”
Matéria completa: http://www.opovo.com.br/opovo/politica/841091.html
Vamo lá!
Bares e botequins? Mais uma vez as leis atingem o lado mais fraco da corda. Essas pessoas não têm nem como pagar um advogado pra brigar pela sua vendinha diária de cachaça e moela de frango. Convoco todos os bares e botequins a colocarem um relógio de parede marcando "1h" em protesto contra esse projeto que limita os horários de funcionamento.
E os que não são de nenhuma associação ou entidade que os defendam, como ficam? Pode até serem reduzidos os acidentes causados a partir do efeito das bebidas alcoólicas e podem até serem reduzidos os incidentes de violência também, mas não é comprovada a aficácia de uma lei seca como essa. E por que casas de shows estão fora? Isso é medo de comprar briga com "gente grande"?
Fortaleza é uma cidade turística. Eaí, vão flexibilizar também para os bares turísticos também? Desculpem a seriedade do meu comentário, mas só estou defendendo o direito individual das pessoas. Melhor do que esse limite imposto é aumentar o salário dos policiais, dar educação e trabalho para os mais necessitados e trazer dignidade às pessoas da periferia, que sofrem mais com os vários tipos de violência. E tão dizendo que vão minimizar para mais alguns. Caramba, ou dá ou desce, ou vale pra todo mundo ou não vale. E viva a cervejinha na madrugada!
7 comentários:
Viva, por favor!
estão tentando diminuir a violência,mas sei que os que vão sofrer as maiores consequências são os pequenos proprietários,por uma boa causa,vale ressaltar.
Concordo com seu ponto de vista Andreh,essa lei vai de encontro com a liberdade individual, embora talvez tenha um objetivo de fazer o "bem" para a sociedade.Fico também, um pouco preocupada com os meus amigos que de bar em bar encontram inspiração para novas composições e peripécias.hehehe..
Patrícia.
Viva muitas vezes à cerveja da madrugada! Viva! Viva! Viva!
tenho várias teorias para leis como essa. mas prefiro contá-las tomando uma cerveja. se possível, depois das 4 da manhã.
Mais uma vez nossos governantes querem jogar a ineficiencia deles na ponta final do assunto. Igual acontece no sistema de cotas raciais, onde a incompetência do governo em fornecer vagas pra todo mundo na universidade serve como justificativa para esse "alinhamento" das classes sociais.
Mas voltando ao post,uma coisa é a lei seca que evita que alguém alcoolizado prejudique alguem enquanto dirige.Outra coisa é impedir que eu beba a hora que eu bem entender, mesmo que volte a pé pra casa. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Proíbe logo tudo então! Tô muito nervoso, vou tomar uma pra me acalmar!! Que horas são?
Esta, sim, é uma atitude inteligente: http://www.estadao.com.br/economia/not_eco286676,0.htm
Postar um comentário