
Dia desses, conversando com um amigo, estava discutindo sobre como tem gente chata no mundo. Talvez eu esteja sendo chato me importunando com isso. E alguns amigos mais próximos talvez estejam pensando: "O Sidney, o cara mais chato que existe?Pode falar nada". Né Pádua?
Mas eu me defendo: sou chato no sentido de sempre querer o melhor das coisas. Talvez seja um eufemismo pra "sempre reclamar de tudo". Mas o chato aqui é aquele do sentido clássico. Aquele cara que é.. chato mesmo.
Então, coincidentemente, hoje de manhã vinha escutando o aúdio-book do Arnaldo Jabour "Amor é Prosa, Sexo é Poesia" e deparei-me com um artigo que ele fala justamente destes seres sem noção e que estão sempre presentes nas mesas de bares e botecos. Principalmente na mesa imediatamente ao lado da sua.
Resolvi dividi-la com vocês para que se identifiquem. :-)
O chato é antes de tudo um forte
Está tudo tão chato no Brasil, que vou escrever sobre os chatos. Você é chato? Nunca saberá. O chato não se sabe como tal, ou melhor, sabe sim, mas sempre tem a esperança de sair da categoria e ser aceito como não-chato. Por isso, chateia todo mundo. O chato é, antes de tudo, um carente. Ele vive do sangue dos outros, do ar dos outros, o chato precisa de você para viver. Sozinho, o chato não existe. Existem vários tipos de chatos.
O mais famoso é o chato de galochas, que eu pesquisei e descobri que a origem do termo. Fala do cara que sai de casa com chuva torrencial, põe as galochas e vai na tua casa para te chatear. Há chatos masoquistas e sádicos. O primeiro é aquele que gosta de chatear para ser maltratado: “Porra, não enche, cara!” Adora ouvir essa frase, para remoer um rancor delicioso que valoriza sua solidão: “Não me entendem, logo sou especial!” O chato sádico, não. Ele quer ver teu desespero e escolhe os piores momentos para te azucrinar: “Poxa... sua mãe morreu ontem, mas ouve meu problema com minha mulher...”
Texto completo em: http://www.geocities.com/cronistaarnaldo/chato.htm
Depois vou procurar o link do audio-book para download.
3 comentários:
há um paradoxo aí: chato que é chato nao se reconhece como tal. Impostor!!! tu nao é chato, po... quer dizer, é. sei lá, confundiu foi tudo... digamos que tu nao é por pouco: por um fiapinho de pentelho de guabirú.
manda esse post pro Nonato, professor, e pede pra ele comentar. Estravasa, biba!!!! solucionado um mistério que ja durava 8 anos... esperava um fim mais glamouroso, sei lá: ele convocando a imprensa, todo vestido de rosa, tocando I will survive em BG. uhauhauhauhauhauh
É o q, mah?! entendi nada! tu eh muito eh chato!! e mentiroso!!! uaeuaeuau
Postar um comentário